Maniveiros

Produção de Manivas de Mandioca

Maniveiro é uma nova função na cadeia produtiva da Mandioca, onde o agricultor se especializa em produzir maniva para comercialização como semente para novos plantios de mandioca. O maniveiro é um “viveiro” de produção de manivas-semente com qualidade genética e fitossanitária. 

A baixa produtividade da mandioca está associada a alguns fatores, entre eles, a baixa qualidade do material utilizado no plantio, pois o agricultor não sabe se a maniva que está utilizando está ou não infectada, o que muitas vezes compromete o resultado do plantio e mantém a baixa produtividade no território. O sucesso agronômico de qualquer cultura depende fundamentalmente da qualidade dos materiais propagativos utilizados na lavoura (Embrapa, 2017).
 
O maniveiro é implantado a partir de mudas de mandioca proveniente de material genético livre de doenças, garantindo sanidade para o plantio. Uma lavoura da mandioca plantada a partir de manivas advindas de um maniveiro pode expressar seu maior potencial genético em produtividade.

Exemplo de imagem
A prioridade no plantio do maniveiro é a produção das manivas-semente. Esse plantio pode produzir raiz e parte aérea no entanto como produção complementar, pois o objetivo deste plantio é a produção de manivas para novos plantios. A colheita do maniveiro deve ser feito com ferramentas novas, para não contaminar o material genético que está livre de doenças. 

O cuidado com o maniveiro é mais intenso que de um plantio convencional, com maior rigor nos tratos culturais para que a qualidade das manivas seja garantido para os novos plantios. 
 
A transferência de novos materiais genéticos e o resgate de variedades para que o agricultor possa acessar esse material para plantio é feito por meio de manivas-semente proveniente de maniveiros. 

Os agricultores que desejarem se profissionalizar na cadeia da mandiocultura e ser maniveiros comerciais podem estar tendo um plantio com diferentes materiais para comercialização: a) maniva-semente (material propagativo); b) raiz de mandioca; c) parte aérea. 

Os maniveiros estão ligados à Rede RENIVA da EMBRAPA e os dados são mapeados para que os materiais genéticos estejam organizados e disponibilizados via internet para os interessados por meio do Reniva Tracker.
Quem tiver interesse em saber mais sobre como funciona um maniveiro, entre com contato conosco e vamos juntos profissionalizar a cadeia produtiva da mandioca.

Por Jeilly Vivianne

Jeilly Vivianne é Engenheira Agrônoma, Pós Graduada em Gestão Ambiental em Sistemas Agrícolas, Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, Coordenadora Técnica do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura no Extremo Sul da Bahia e atua na implantação do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial - PDRT, da Suzano, no Extremo Sul da Bahia. 


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
Manual do maniveiro: orientações práticas para produção de manivas-semente em Unidades de Multiplicação Rápida (UMR), Brasília, DF, Embrapa, 2017.