VISITA DA EMBRAPA A MANIVEIROS 

No Extremo Sul da Bahia

Nos dias 02 e 03 de abril de 2019 aconteceu a visita de troca de experiências dos pesquisadores da EMBRAPA, Helton Fleck e Hermínio Rocha coordenadores do RENIVA (rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária), com técnicos, coordenadores do Plano de Ação Territorial (PAT) Mandiocultura, professores da UFSB e IFBaiano e os agricultores da comunidade de Cana Brava, município de Alcobaça, Bela Vista, município de Nova Viçosa, Rancho Alegre, município de Caravelas e Assentamento São Francisco, município de Itamaraju. 

Essa visita ocorreu para dar continuidade as ações do PAT Mandiocultura, com apoio do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) da Suzano S/A, UFSB, IFBaiano, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)do Governo do Estado, Bahiater, PRODETER do Banco do Nordeste, Biofábrica, Polímata Soluções, entre os mais de 40 parceiros do PAT e que em 2018 iniciou a implantação dos maniveiros no território. Foram implantados 19 dos 22 maniveiros previstos, sendo um (1) nos municípios de Alcobaça, Ibirapuã, Jucuruçu, Nova Viçosa e Teixeira de Freitas, dois (2) em Itamaraju, Medeiros Neto, Mucurí e Prado e três (3) em Caravelas e Lajedão. 

Cada uma dessas áreas contém de 1 a 23 variedades de mandioca, com o intuito de estudar o comportamento de cada espécie e observar o seu desenvolvimento e produção na região, e após a fase de análise promover a distribuição desse material para os agricultores, garantindo retorno lucrativo para as comunidades e protegendo a manutenção desta importante cadeia produtiva no território. 

Esses pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer e analisar a interação genótipo ambiente de 23 variedades de mandioca em um desses maniveiros, chamado de GUARDIÃO localizado no município de Alcobaça, a partir de mudas provenientes da Biofábrica. A colheita iniciará pelo maniveiro guardião como base de pesquisa e alinhamento dos dados a serem coletados dos demais maniveiros para consolidação dos dados da pesquisa.
Exemplo de imagem

Os resultados foram surpreendentes pois inicialmente estas áreas foram implementadas com o objetivo da produção de raízes nesta primeira fase. 

Mas a partir do segundo ciclo haveria uma produção de raiz, no entanto, apenas 1 das 23 variedades não houve produção de raiz e foi constatado um alto índice de produção de raiz das espécies de mandioca na visita ao maniveiro, o que deixou os pesquisadores impressionados com os resultados. 

Os pesquisadores da EMBRAPA também ficaram surpresos com a metodologia aplicada pela Polímata pois os maniveiros implantados pela Embrapa todos possuíam irrigação e esta experiência no Extremo Sul foi a primeira onde não houve irrigação, em alguns lugares houve uma perda de mudas, mas no geral o resultado é muito superior ao esperado. A metodologia utilizada pela Polímata no maniveiro guardião foi de implantar este estudo de variedades num sistema agroecológico utilizando fertilizantes orgânicos e resíduos de farinheiras (raspa e manipueira). Com os bons resultados já identificados e a validação que será feita durante a colheita, futuramente será possível uma rápida multiplicação das variedades e a distribuição de manivas aos agricultores, garantindo a continuidade da cadeia produtiva e o aumento da produção de mandioca e seus derivados no território” – disse Jeilly Vivianne, Engenheira Agrônoma e Diretora da Polímata Soluções. 

A metodologia utilizada pela Polímata no maniveiro guardião foi de implementar este estudo de variedades num sistema agroecológico utilizando fertilizantes orgânicos e resíduos de farinheiras (raspa e manipueira). 

Além dos maniveiros também houve uma visita na Farinheira Sustentável Marajó e no Centro de Referência em Mandiocultura - CAVI.